Dia Mundial da Saúde

A expectativa de vida do ser humano experimentou um aumento gradual ao longo do século passado. Dentro de poucos anos, a porcentagem da população composta por idosos ultrapassará a de crianças.

O envelhecimento saudável da população é o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado no próximo sábado. A data marca o aniversário de 64 anos da Organização Mundial da Saúde, fundada em 7 de abril de 1948, subordinada à Organização das Nações Unidas. O foco é discutir como a boa saúde pode acrescentar anos à vida das pessoas, permitindo não só que homens e mulheres vivam mais tempo, mas também ampliem sua participação em todos os níveis da sociedade.

Amanhã, 6 de abril, a Biblioteca de São Paulo promove um bate-papo sobre saúde, com Fernanda da Silva Montenegro, às 13h30, no auditório. Não é necessário se inscrever para participar.

 

Confira alguns livros sobre saúde disponíveis na BSP.

 

Os dez mandamentos do sistema imunológico (Elinor Levy)

Este livro traz um olhar sobre o funcionamento do corpo humano, e sobre a forma como o nosso sistema imunológico combate as doenças. Ele mostra como cada ser humano cria as condições que o tornam forte ou fraco, permitindo ou não que a doença se instale.

 

 

 

Alimentação desintoxicante (Conceição Trucom)

Este livro revela perspectivas para a conquista de um corpo e mente mais saudáveis e produtivos. Alimentação Desintoxicante – Para ativar o sistema Imunológico oferece ferramentas para as transformações necessárias para uma vida melhor. Este conceito alimentar, que propõe o ‘banho interno diário’, traz dicas de como aumentar a consciência corporal, o equilíbrio emocional e o vigor mental.

 

 

A cura quântica (Deepak Chopra)

A cura quântica

Um modelo de saúde e bem-estar que se baseia nos antigos conhecimentos do Ayurveda, uma milenar medicina e sabedoria oriental, aliado aos pontos de vista revolucionários da física quântica.

 

 

 

 

O livro dos sucos (Stephen Blauer)

Que tal um coquetel de brotos de alfafa e feijão, beterraba, espinafre e couve? Ou um copo de vitamina de beldroega com alcachofras? Essas são algumas das receitas propostas por Stephen Blauer em O livro dos sucos, que mostra a importância de frutas, legumes e verduras na alimentação, no combate a doenças, como catarata, asma, úlcera, diabetes, problemas como impotência e insônia, distúrbios renais, hepáticos e cardíacos. O livro também analisa os modelos de centrífugas e liquidificadores existentes no mercado e explica qual é o melhor para cada tipo de suco.

 

Yoga terapia (Nilda Fernandes)

O livro apresenta esclarecimentos a respeito das posturas de Yoga como um caminho para a saúde perfeita através do ensino detalhado da execução das técnicas e do trabalho muscular em cada postura, abordando seus benefícios terapêuticos e as contra-indicações.

 

 

 

Ciência hoje na escola, V.3 (Ed. Global)

Neste volume são encontrados artigos sobre corpo humano e saúde. Os textos foram escritos por pesquisadores brasileiros e alguns têm caráter histórico e informativo; outros propõem atividades. No final do volume há um índice por palavras-chave que facilita a localização dos conceitos básicos de cada conteúdo.

 

 

 

50 coisas que você pode fazer para combater a alergia

Neste livro, a autora procura explicar os fatores psicológicos, alimentares e hormonais que podem causar a alergia, oferecendo conselhos práticos e uma abordagem geral que visa ajudar o leitor a lidar com os sintomas, através de mudanças simples no estilo de vida e na alimentação, e terapias complementares do estilo ‘faça você mesmo’.

 

 

 

Manual de nutrientes (Eronita de Aquino Costa)

Uma obra de consulta destinada não só aos profissionais de saúde como também às pessoas interessadas em obter informações básicas e práticas sobre alimentação, nutrição e nutrientes. A autora dá dicas de como usar os alimentos com equilíbrio, harmonia e adequação na busca pela saúde do corpo.

 

 

 

Nutrição – Alimentação equilibrada e organismo saudável (Alaude)

De quais nutrientes necessitamos e em que quantidades? Como obtê-los pela alimentação? Por que seu equilíbrio é tão importante? Que conseqüências têm para a saúde tanto sua deficiência quanto seu excesso? Responder de forma clara, agradável e prática a todas estas questões é o objetivo desta obra. Nela você poderá fazer um percurso por uma das áreas do conhecimento mais apaixonantes sobre nosso organismo e também estabelecer as bases indispensáveis sobre as quais apóia-se nossa própria saúde, através do equilíbrio nutricional.



Comentários

Deixe seu comentário

Todos os comentários estão sujeitos a aprovação