Programação de janeiro

A programação de janeiro de 2013 está no ar!

Para conferir tudo que vai rolar durante o mês, basta acessar a aba programação e navegar pelos dias da semana. Abaixo você confere as atividades divididas entre as categorias infantil, jovem e adulto/idoso. Programe-se!

Hora do conto

Programa de contação de histórias, mediação de leitura e dramatizações, voltado ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento criativo dos participantes por intermédio do universo lúdico da literatura infantojuvenil.

Sextas-feiras, das 15h30 às 16 horas, com a equipe BSP.

4/1 – A véia da Gudéia
11/1 – Obax
18/1 – Menina do fio
25/1 – Não haverá

Sábados e domingos, das 16h às 17h, com contadores convidados.

5/1 – As Aventuras de Malazarte e outras histórias (recontadas por Clarice Lispector)
Com Magê Blanques e Bruna Amado, grupo Prosa de Janela.

6/1 – Branca de Neve e os Sete Anões e outras histórias
Com Mario Pecand e Kátia de Paula Pecand, da Cia. do Tok Tok.

12/1 – Os três porquinhos e Boi Bumbá
Com Marlon Fabiano Jimenez e Edgard Lima de Assunção, da Cia. Malas Portam.

13/1 – História de Índio (Leonardo Boff)
Com Ana Moreira e Ricardo Bigio, grupo Cantando Conto.

19/1 – Uma noiva chique, chiquérrima, lindérrima (Anna Laura Cantone)
Com Kiara Terra.

20/1 – Do Saara às Savanas: as histórias que a África conta
Com Anna Paula Cesário e Rosana Pimenta, do Núcleo Esporos de Experiências Artísticas.

26/1 – Contos de Amor de Andersen (Hans Christian Andersen)
As histórias serão contadas em LIBRAS e Língua Portuguesa por Elaine Sampaio e Thalita Passos, do Grupo Mãos de Fada.

27/1 – Romeu e Julieta (adaptação de Ruth Rocha)
Com Rodrigo Libânio.

Pintando o sete

Conjunto de atividades plásticas direcionado ao desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.

Quartas-feiras, das 10 às 11 horas, com a equipe BSP.

2/1 – Pintura em gesso
9/1 – Produção de Mandala
16/1 – Reciclagem
23/1 – Escultura em argila
30/1 – Biscuit

Brincando e Aprendendo

Programa que reúne intervenções artísticas, jogos e brincadeiras educativas.

Quartas-feiras, das 15 às 16 horas, com a equipe BSP

Domingos (6, 13, 20 e 27/01), das 14 às 16 horas: tudo sobre ioiô, com Anselmo Gomes, da Associação Brasileira de Ioiô. Vagas limitadas.

Bebelê

Programa de iniciação e estímulo às potências cognitivas de crianças em fase pré-escolar, com idades entre 6 meses e 3 anos, por meio de experiências lúdicas com livros.

Sábados, das 15 horas às 15h45, com a equipe BSP. Vagas limitadas.

Oficina de desenho: A pintura da literatura

Incentivo à aprendizagem da escrita e ao gosto pela leitura por meio do prazer de desenhar e pintar.

Sábados (5, 12, 19 e 26/01), das 11h30 às 13h30, com Maria Alice Abílio. Vagas limitadas.

Clube da Leitura

Programa de construção literária coletiva dividido em duas etapas. Na primeira, destaca-se o leitor em formação – por meio de textos literários são realizadas análises da criação de personagens, gêneros e linguagens de um texto e executadas produções para contribuir no processo de constituição do leitor; na segunda etapa, é feita a mediação de leitura – apresentação e discussão de obras literárias que têm como objetivo o incentivo à leitura para o desenvolvimento e a formação de leitores. Norteando esses processos, mensalmente há o enfoque sobre uma obra literária e o seu autor.

Quintas-feiras, das 16 às 17 horas, com a equipe BSP.

3/01 – Leitor em formação – Apresentação da publicação do primeiro texto do escritor Machado de Assis, suas obras clássicas e iniciação à linguagem machadiana.
10/01 – Leitor em formação – Contexto histórico e literário. O texto poético e a poesia de Machado de Assis.
17/01 – Leitor em formação – No encontro de hoje será apresentado A função poética da linguagem e estrutura da poesia.
24/01 – Leitor em formação – No encontro de hoje os participantes vão iniciar a produção do texto poético com base nas análises da poesia machadiana.
31/01 – Mediação de Leitura – O clube irá discutir e analisar três poemas da obra A Poesia Completa de Machado de Assis com organização de Rutzkaya Queiroz dos Reis.

Leitura ao pé do ouvido

Mediação intimista de leitura realizada nas dependências da biblioteca e seu entorno, a fim de sugerir autores, títulos e temas ao público.

Sextas-feiras (exceto dia 25/1), das 16 às 17 horas, com a equipe BSP.

Tabuleiro de Jogos

Programa de iniciação a jogos de tabuleiro: história, teoria e prática. Em janeiro: xadrez para iniciantes e pessoas com deficiência visual (com tabuleiros adaptados).

Sábados, das 11 às 13 horas, com Ariane Corrêa, campeã dos Jogos Regionais nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e dos Jogos Abertos do Interior nos anos 2010 e 2011. Vagas limitadas.

Oficina de meditação e yoga

A atividade faz parte do programa +60, que reúne serviços e atendimento especial para os que já passaram dos 60 anos de idade.

Quintas-feiras, das 11 às 12 horas, com a equipe BSP.

Oficina de artesanato

Use sua imaginação e confeccione belas sacolas ecológicas.

Sábados (5, 12, 19 e 26/1), das 14 às 16 horas, com Ronaldo Moreira. Vagas limitadas.

São Paulo, minha cidade

Homenagem aos 459 anos da cidade de São Paulo. Histórias sobre a origem da cidade, a contribuição dos imigrantes e sua importância para o país.

Sexta-feira, 25/1, das 15 às 16 horas, com Marina Bastos e Thiago França.